"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender. "Augusto Cury.

terça-feira, 28 de julho de 2009

*.* DIA DOS PAIS *.*


ORIGEM DO DIA DOS PAIS...

O Dia dos Pais, ao contrário do que muitos pensam, não foi estabelecido como
feriado apenas para ajudar às fabricas de cartões a vender mais. Sonora
Louise Smart Dodd, de Washington, foi quem primeiro propôs a idéia de comemorar a data, em 1909.
Ela queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.
Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.
O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos.
Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Panamericana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga.

O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é
comemorado no segundo domingo de agosto.

~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~* ~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Blogs na Educação



Muitas são as ferramentas tecnológicas que hoje os educadores podem utilizar como suporte pedagógico, sendo o blog uma delas, mesmo não tendo surgido com fins educacionais. Com mil e uma possibilidades, os blogs são páginas na internet que utilizam protocolos de transmissão de dados e um servidor para armazenar as informações, que podem ser atualizadas com freqüência. São considerados como uma ferramenta colaborativa e interativa. É uma maravilhosa mídia, que permite interação, divulgação de informações e trocas de ideias entre as pessoas.
Na educação, podem ser utilizados como meio de publicação das etapas de um projeto de aprendizagem (de forma coletiva ou individual), jornal virtual, divulgação de atividades, apoio de trabalhos por disciplinas ou interdisciplinares, exposição de produções de alunos, forma de desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, publicação de imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas. Alem dessas, Maria de Fátima Franco destaca o papel do blog como meio de interação e escrita coletiva no ensino fundamental. Em seu artigo, ela ainda coloca as idéias de Davis (2004) e Barros (2005), na utilização de blogs na educação. Para a primeira, os blogs seriam espaços de discussão de idéias, livros lidos, notícias diárias e criação de projetos de grupo. Já para o segundo, os blogs representam oportunidades para o processo de alfabetização, por narrativas e diálogos. Já Suzana Gutierrez defende o uso do blog para formação de professores, como forma de construção do conhecimento, aliado a um processo de interação, o que leva à auto-organização da cognição. Para isso se fundamenta nas teorias de Vygotsky e Freire.
O vídeo assistido reforça que com objetivos educacionais os blogs podem incentivar a leitura e a escrita, pois alunos e professores podem cooperar e colaborar uns com os outros, favorecendo a interdisciplinaridade, através do diálogo com outras formas de saber. Exemplifica também algumas atividades que podem ser desenvolvidas na escola com uso de blogs: postagem de projetos, trabalhos em grupos, com temas sugeridos pelo professor, criação de blogs da escola, com links para os blogs das turmas, postagem de resenha de livros entre outros.
Por fim, observa-se que muitas são as possibilidades de publicação e postagem em blogs, basta apenas escolher a que se adéqua à necessidade da turma, escola, alunos, professores e colocar em prática. Todos acabam ganhando: a educação, que passa a ter mais qualidade, os alunos, que tem a oportunidade de divulgar seus projetos e trabalhos, além de favorecer a aprendizagem e aumento de auto-estima. Por fim, a oportunidade de formar uma rede social, conectada com a internet, onde através da interação e comunicação, pode-e construir coletivamente não só textos, mas principalmente idéias... projetos





REFERÊNCIAS

FRANCO, Maria de Fátima. Blog Educacional:ambiente de interação e escrita
colaborativa
GUTIERREZ, Suzana. Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Meu album picasa

Faça sem sair de casa!!!